Acerca de

Periodontia

Gengivite e Periodontite
A doença periodontal é temida por muitos pacientes.
 
O processo inicia-se pela gengivite e caso não seja tratado corretamente pode evoluir para a periodontite, resultando em destruição dos tecidos que suportam o dente, tais como o osso alveolar e o ligamento periodontal.
 
A periodontite causa sangramento gengival, mobilidade dentária, podendo resultar até na perda do dente.
 
Periodontite basicamente é o um processo infeccioso que acomete os tecidos de suporte dos dentes, chamados de periodonto (Peri= ao redor; donto=dente).
 
Dessa forma, o tratamento periodontal se acontece de duas a três etapas:
 
1- Terapia Básica Periodontal (Raspagem): 
Tem como objetivo a remoção dos tártaros ou cálculos aderidos à superfície dentária, além da descontaminação da superfície radicular, removendo toxinas prejudiciais ao periodonto.
 
Este tratamento é chamado de supragengival.
 
Já o tártaro que fica escondido abaixo da margem da gengiva são retirados com a raspagem subgengival.
 
A remoção mecânica dos cálculos pode ser feita através de instrumentos manuais, como as curetas e o raspadores, ou através de instrumentos ultrassônicos (ultrassom odontológico).
 
2- Terapia Cirúrgica: 
Não é à toa que os dentistas alertam sobre a importância dos cuidados logo no início para que ela não passe da margem da gengiva.
 
Nestes casos são realizadas cirurgias que tem como objetivo expor as superfícies das raízes dos dentes para proporcionar uma melhor raspagem.
 
3- Terapia Periodontal de Suporte: 
Após o procedimento, a gengiva é suturada para que cicatrize e a doença é eliminada.
 
Infelizmente a periodontite não tem cura, mas tem controle.
 
Para se evitar que a doença retorne é fundamental que o paciente faça a Terapia Periodontal de Suporte, que nada mais é do que a consulta de manutenção, geralmente realizada de 6 em 6 meses.
 
Em alguns casos o uso de antibióticos se faz necessário para exterminar as bactérias causadoras da periodontite.


Para prevenir é simples!
A melhor maneira de prevenir as doenças periodontais é através de uma correta higienização bucal, escovando os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia e usando o fio dental diariamente.
 
Além disso, visitar o seu dentista regularmente.